Kits de ajuda humanitária são entregues a famílias afetadas por chuvas no Maranhão

Kits de ajuda humanitária são entregues a famílias afetadas por chuvas no Maranhão

Auxílio da Defesa Civil Nacional apoiará os municípios de Trizidela do Vale, Conceição do Lago Açu, Tuntum e Marajá do Sena
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: 15/05/2018 | 18:13

Última modificação: 22/05/2018 | 19:26

Brasília-DF, 15/5/2018 - O Ministério da Integração Nacional disponibilizou kits de assistência humanitária para atender cerca de 1.200 famílias afetadas por fortes chuvas no estado do Maranhão. O auxílio federal apoiará emergencialmente os municípios de Trizidela do Vale, Conceição do Lago Açu, Tuntum e Marajá do Sena.

Para prestar o atendimento, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, investiu mais de R$ 1,5 milhão na aquisição de mais de 53 mil galões de água, 1.291 cestas de alimentos, 2.605 colchões, 2.238 kits de limpeza e higiene pessoal, além de itens para assistência a idosos e crianças.

O transporte e a entrega do material estão sendo acompanhados por técnicos da Defesa Civil Nacional, em parceria com equipes locais. O apoio federal é complementar às ações do estado e dos municípios.

Apoio federal

O reconhecimento federal de situação de emergência é o primeiro passo para que estados e municípios possam receber apoio da União. Após análise e publicação da medida no Diário Oficial da União, o ente deve preencher um formulário de solicitação de recursos e encaminhá-lo para avaliação da Sedec, por meio do Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID). Se aprovado, o recurso é definido e disponibilizado pelo Ministério da Integração