Mais três cidades em PE recebem as águas do Projeto São Francisco

Mais três cidades em PE recebem as águas do Projeto São Francisco

Outros quatro municípios serão atendidos a partir da Adutora Moxotó, alcançando uma população de 400 mil pessoas
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: 15/03/2019 | 18:14

Última modificação: 21/03/2019 | 12:36

Brasília-DF, 15/3/2019 - Moradores de Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, no agreste pernambucano, passaram a receber neste mês as águas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco - maior empreendimento hídrico em construção no Brasil. A ampliação da oferta põe fim à ameaça de colapso no abastecimento nas três localidades.

Em Sanharó, por exemplo, a população vinha passando por um severo rodízio, com garantia de água apenas uma vez por mês. As informações são da companhia estadual de saneamento.

Desde o ano passado, as cidades de Arcoverde, Pesqueira e Belo Jardim - todas também do agreste pernambucano - já são abastecidas pelas águas do Projeto São Francisco. Alagoinha, Pedra, Venturosa e São Caetano serão as próximas localidades a serem atendidas, alcançando uma população de 400 mil pessoas.

A ampliação da oferta de água para essas cidades é possibilitada pela Adutora Moxotó, mesmo em fase de pré-operação. A previsão é que o abastecimento das cidades alcance a capacidade projetada nos próximos dias. O recurso hídrico está sendo captado em uma das barragens do Projeto de Integração, localizada em Sertânia (PE), por meio do trecho interligado à Adutora do Agreste, em execução pelo Governo de Pernambuco com apoio financeiro da União.

Quando concluída, a primeira fase da Adutora do Agreste vai garantir o fornecimento de água para 1,3 milhão de pessoas no estado. Ao todo, 23 municípios pernambucanos serão atendidos.

Para reforçar o cronograma de obras, o Ministério do Desenvolvimento Regional destinou R$ 82 milhões à Adutora do Agreste em fevereiro último. O valor foi superior a todo o volume de recursos pagos pelo Governo Federal ao empreendimento em 2018.

Projeto São Francisco

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma das prioridades do Governo Federal. O Eixo Leste, entregue em março de 2017, abastece cerca de um milhão de habitantes em 38 cidades da Paraíba e de Pernambuco. Já no outro eixo do empreendimento, o Norte, as estruturas necessárias à passagem da água do 'Velho Chico' estão com 96% da execução física completada e deverão entrar em operação no segundo semestre deste ano.