Workshop aborda diagnósticos e planejamento para impulsionar agricultura irrigada

Workshop aborda diagnósticos e planejamento para impulsionar agricultura irrigada

Pesquisadores e técnicos de entidades envolvidas com o tema reúnem-se para discutir meios de impulsionar o setor
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: 19/03/2019 | 20:28

Última modificação: 25/03/2019 | 12:26

Brasília-DF, 19/3/2019 - O Ministério do Desenvolvimento Regional realizou, nesta terça-feira (19), o workshop 'Diagnóstico e Planejamento da Agricultura Irrigada', com a finalidade de apresentar estudos sobre o tema e propor ações que impulsionem o setor da irrigação e fomentem o desenvolvimento regional no País.

Segundo o coordenador de Agricultura Irrigada do MDR, Frederico Cintra, a técnica é fundamental para garantir o cultivo de produtos que fazem parte da alimentação diária dos brasileiros - frutas, verduras, hortaliças, grãos e outros. "São muitas as culturas que dependem dessa irrigação. E o Brasil tem potencial para ampliar bastante a produtividade", explica.

Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento e Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), reafirma o potencial brasileiro em termos de hectares irrigáveis para a produção agrícola. "Atualmente temos em torno de 7 milhões de hectares. Podemos chegar a 10 milhões até 2030, ou seja, um crescimento de 3 milhões de hectares", ressaltou.

Durante o encontro, equipes apresentaram os estudos 'Análise Territorial para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada no Brasil'; 'Atlas da Irrigação'; 'Agricultura Irrigada Sustentável no Brasil: Identificação de Áreas Prioritárias'; além de contribuições para o planejamento de ações no âmbito da Política Nacional de Irrigação.

Ouça e faça download da matéria de rádio.