Últimas Notícias

Treinamentos sobre segurança de barragens já estão com inscrições abertas

Treinamentos sobre segurança de barragens já estão com inscrições abertas

Servidores públicos federais nas áreas de Engenharia e Geologia têm até o dia 18 de fevereiro para responder ao chamamento público
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: 08/02/2019 | 18:29

Última modificação: 18/02/2019 | 15:21

Brasília-DF, 8/2/19 - A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está lançando a oferta simultânea de três cursos para capacitação de servidores públicos federais nas áreas de Engenharia e Geologia, sobre segurança em barragens. As inscrições estão abertas até o dia 18 de fevereiro.

Na última semana, preocupado com a situação de 3.386 barragens que apresentam riscos no País, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, determinou às instituições federais fiscalizadoras que realizem vistorias nessas estruturas. Na condição de presidente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o titular da Pasta também estendeu o comunicado às entidades estaduais. Ao todo, 43 órgãos atuam na fiscalização de barramentos no Brasil.

Os cursos ofertados serão os seguintes:

1) Segurança de Barragens de Mineração (carga horária: 40h) - Agências Parceiras: ANM e Ibama

2) Segurança de Barragens em Sistema de Geração de Energia Elétrica (carga horária: 40h) - Agência Parceira: ANEEL

3) Segurança de Barragens de Usos Múltiplos (carga horária: 40h) - Agência Parceira: ANA

O programa tem como público-alvo servidores públicos federais com formação em Geologia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Geotecnia ou área correlata, habilitados pelas agências parceiras. Os candidatos poderão solicitar a participação em mais de um curso. Confira o edital de chamamento.

A capacitação é gratuita e acontecerá entre os dias 18 e 22 de fevereiro, das 8h30 às 18h, na Enap - Campus Jardim (antiga Esaf/Sede), localizada na Rodovia DF-001 Km 27,4 (Estrada de Unaí), em Brasília-DF.

Inscreva-se.