38 programas ambientais - Programa de Controle de Saúde Pública - PBA 21

 

 

Assegurar o menor impacto negativo possível do projeto nas condições de saúde da população vinculada ao empreendimento e da população local como um todo, é o objetivo geral deste programa. Ele divide-se em quatro subprogramas: Prevenção da Violência e Acidentes de Trânsito; Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis; Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos e Prevenção de Doenças de Veiculação Hídrica.

Palestras, treinamentos, Diálogos Diários de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DDSMS), elaboração e distribuição de informativos sobre o tema são realizadas, rotineiramente, para os trabalhadores da obra. Junto às comunidades são proferidas palestras em inter-relação com o programa de Educação Ambiental.

 

Também foi realizado pelos consórcios construtores Programas de Saúde e Segurança nas Obras direcionados aos trabalhadores, além da execução de vistorias em campo, identificando locais favoráveis à proliferação de doenças de veiculação hídrica. Foi realizado, ainda, o Seminário de Avaliação e Pactuação da Proposta do Plano de Trabalho de Ações de Saúde, com participação de representantes do Ministério da Integração Nacional, Ministério da Saúde, CMT Engenharia, COSEMS - PE, Secretaria Estadual de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de 14 municípios daÁrea Influência Direta(AID). O objetivo do evento foi apresentar propostas de trabalho dos programas ambientais voltados para o setor de saúde.

 

PBA - 21 - Arquivo pdf - Tamanho: 410 KB