38 programas ambientais - Programa de Identificação e Salvamento de Bens Arqueológicos - PBA 06

 

 

A preservação do patrimônio cultural e paleontológico encontrado na área a ser atingida pelas obras e atividades do Projeto São Francisco é o principal objetivo deste programa. A equipe de arqueologia, formada por técnicos, arqueólogos e paleontólogos do Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do SemiÁrido - Inapas, é responsável pela identificação e salvamento dos sítios arqueológicos encontrados nas regiões diretamente afetadas pelas obras do projeto, realizando a identificação, classificação e guarda dos achados arqueológicos.

 

Para isso é realizado constante trabalho de prospecção e monitoramento nos dois eixos do empreendimento. Até o momento foram resgatados diversos sítios arqueológicos, cujos achados são submetidos a análises laboratoriais. A partir dos vestígios resgatados, é possível entender como os grupos humanos que habitaram o Brasil antes da chegada dos portugueses integravam-se ao ambiente, o que produziam e como se alimentavam.

 

Todas as atividades atendem as exigências constantes na portaria nº 230/02 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.

 

PBA - 06 - Arquivo pdf - Tamanho: 15.200 KB