38 programas ambientais - Programa de Monitoramento de Processos Erosivos - PBA 27

 

 

Este programa procura identificar e caracterizar as localidades naturalmente suscetíveis à erosão e aquelas que poderão sofrer processos erosivos em decorrência das atividades de obra. Também busca apresentar as medidas cabíveis para estabilização das áreas fragilizadas e a prevenção de novas ocorrências, visando ao controle dos processos erosivos.

 

Uma vez implementadas, as medidas propostas deverão ser monitoradas, de acordo com as práticas recomendadas neste programa, de forma que os ambientes impactados mantenham as suas funções no conjunto da paisagem da caatinga e que contribuam para aumentar a diversidade ambiental.

 

São realizadas vistorias periódicas nos lotes de obras dos Eixos Norte e Leste, para identificação e caracterização de áreas críticas, com risco de erosão; e áreas com estrutura de solo instável em virtude de atividades de obras. Foram ainda instaladas medidas preventivas à formação de processos erosivos, de redução da velocidade da água e redirecionamento do escoamento superficial em áreas críticas e sensíveis identificadas. Também foi implantado o monitoramento das medidas adotadas para prevenção e controle dos processos erosivos.

 

PBA - 27 - Arquivo pdf - Tamanho: 2.887 KB